Project Description

Monitoramento CFTV e Vídeo Analítico

Monitoramento

      Sistemas comuns de monitoramento Full HD local e a distância (câmeras e DVR´s)

      Sistemas inteligente de monitoramento (Monitoramento ATIVO / RESPONSIVO) vídeo analítico, detecção e leitura de placas de veículos, rosto de pessoas, objetos, extravio de alguns tipos de objeto.

      Sistema de Vídeo Analítico capaz de além de identificar rostos e placas de veículos, armas de fogo e objetos específicos (faca, entre outros)

Vídeo Analítico

O que é Vídeo Analítico e como ele funciona

O Vídeo Analítico, também conhecido como Análise Inteligente de Vídeo, ou Video Analytics em inglês, é uma tecnologia capaz de analisar vídeos a fim de detectar e identificar eventos e objetos automaticamente.

É uma solução de inteligência artificial e visão computacional, ou seja, que busca criar máquinas inteligentes capazes de “enxergar”. Se as câmeras são consideradas os olhos de um sistema de vídeo, o vídeo analítico é o cérebro que vai entender o que está sendo visto.

Suas possibilidades de aplicação são inúmeras, desde as mais simples como detecção de elementos específicos, até as mais avançadas como o trackeamento desses elementos na imagem. Por isso, a tecnologia já está sendo aplicada em vários segmentos como entretenimento, saúde, varejo, transporte, segurança, etc.

Por que Vídeo Analítico é importante?

Estamos na era do vídeo. Câmeras filmadoras já são um artigo comum no dia a dia. Até 2020 elas devem chegar à marca de 1 bilhão em todo o mundo, e estima-se que, até 2019, 80% de todo o tráfego na internet será de vídeos.

Isso significa quase um milhão de minutos de conteúdo de vídeo a cada segundo. Uma pessoa sozinha levaria mais de 5 milhões de anos para assistir o conteúdo de apenas 1 mês.

Quem está assistindo a tudo isso? Como analisar grandes volumes de conteúdo em vídeo? Como transformar todas as informações gravadas em inteligência de verdade? A gigantesca e crescente quantidade de material gravado tem levantado muitas questões a serem resolvidas. E é para ajudar em questões como essas que o Vídeo Analítico foi desenvolvido.

Como o Vídeo Analítico funciona

A tecnologia de Vídeo Analítico funciona através de um algoritmo que é treinado para reconhecer imagens específicas e movimentos. Na prática, ele pode funcionar de diversas formas diferentes a depender do que se pretende analisar. As principais e mais utilizadas delas são:

Detecção de elementos específicos
O grande diferencial do Vídeo Analítico é a identificação de elementos específicos na imagem, ou seja, ao ensinar ao sistema como um corpo humano se parece, por exemplo, sempre que uma pessoa aparecer nos registros de vídeo, o algoritmo saberá identificá-la. Isso é possível, pois se trata de uma tecnologia baseada em deep learning ou aprendizagem profunda de máquina.

Dessa forma, conseguimos saber diferenciar quando registramos uma pessoa, um automóvel ou um cachorro passando por determinado local.

Por exemplo, quem já teve que lidar com sensores de movimento a fim de detectar intrusões, sabe como o sistema pode ser acionado diversas vezes por animais ou vegetação movida pelo vento. O vídeo analítico possibilita, pela primeira vez, focar a análise somente nos elementos desejados, tornando o processo mais assertivo e eliminando falsos positivos. Veja neste vídeo como ocorre a detecção de pessoas e veículos por diferentes ângulos:

Há inúmeras formas de aplicação dessa funcionalidade e vamos abordar mais algumas delas ao longo deste texto.

Cruzamento de Linha Virtual
Neste modo, é possível “desenhar” linhas virtuais sobre locais estratégicos com o objetivo de monitorar todas as vezes que algum elemento atravessar determinada linha. Dessa forma, conseguimos criar cercas virtuais sobre muros e em entradas, por exemplo, que avisarão sempre que algum elemento as ultrapassar.

ROI: Region Of Interest
Assim como podemos criar linhas virtuais, também é possível delimitar Áreas de Interesse, os chamados ROI. Ao invés de monitorar todas as áreas mostradas no vídeo, o que exige um alto nível de processamento do sistema, é possível focar a detecção de elementos específicos em locais específicos.

Imagine que você monitora a entrada de uma garagem onde somente é permitida a entrada de automóveis. A passagem de pessoas no local é proibida e você gostaria de identificar sempre que isso acontecer, enquanto ignora a movimentação de carros. A forma mais prática de fazer tal controle seria criando um ROI para detecção de pessoas na área de entrada da garagem. Assim, todos os indivíduos que entrassem na área de interesse seriam detectadas enquanto os carros seriam ignorados.

Qual a melhor opção – linhas virtuais, ROI ou ambos – vai depender da sua situação específica e qual o tipo de análise você quer realizar.

Sentido do Movimento
Além do movimento em si, é possível identificar qual o sentido que determinado elemento está se movendo. Essa função é muito útil quando associada ao Cruzamento de Linha Virtual para determinar a entrada ou saída de pessoas e automóveis em determinado local.

Em inúmeros estabelecimentos comerciais uma mesma porta é usada como entrada e saída. Caso você queira identificar somente pessoas que estão entrando no local e ignorar as que estão saindo, é possível escolher a direção do movimento correta e informar ao sistema de vídeo análise.

Reconhecimento de Comportamentos
Além de detectar pessoas, o vídeo analítico também pode ser utilizado para identificar comportamentos. Na segurança patrimonial essa função é amplamente utilizada para monitorar pessoas rondando um local, correndo ou brigas.

Já a área de Marketing e BI – Business Intelligence a utilizam para monitorar o comportamento de clientes dentro de lojas e ao redor das gôndolas.

Contagem de Elementos
Esta é outra função da tecnologia muito utilizada pelas áreas de Marketing e BI, apesar de ser aplicável para diversas outras finalidades também. A contagem de pessoas em estabelecimentos comerciais, por exemplo, é uma informação importante para o negócio em si e bem difícil de ser mensurada.

Também é possível quantificar quanto tempo cada indivíduo permaneceu um determinado local.

Como já explicamos, é o algoritmo que possibilita o sistema realizar a análise inteligente de vídeo, mas a forma como a tecnologia será instalada em seu sistema vai depender dos equipamentos escolhidos.

Basicamente, você pode ter o vídeo analítico embarcado diretamente nas câmeras, no gerenciador de imagens ou em um computador/servidor.

As câmeras com inteligência embarcada vem ganhando destaque no mercado de segurança patrimonial atualmente, mas essa nem sempre será a melhor opção para você. Essas câmeras são exclusivamente IP que, além de já serem mais caras no mercado que as opções analógicas, ganham um custo extra por oferecerem o vídeo analítico.

Mas o custo não é tudo. Mesmo que você esteja disposto a investir em câmeras mais caras – em algumas situações o investimento é mais que justificado – você também deve observar a se capacidade de processamento da câmera atende a sua necessidade. O poder de processamento do vídeo analítico embarcado em câmeras é menor que os disponibilizados em outras plataformas.

Além disso, considere também que a tecnologia embarcada na câmera se restringe somente àquele equipamento específico. Por isso já é possível encontrar no mercado aparelhos NVR com vídeo analítico embarcado. Esses equipamentos possibilitam aplicar a tecnologia em várias câmeras padrão ao mesmo tempo, além de possuir uma capacidade de processamento maior. O hardware SmartVision, por exemplo, funciona como um NVR para câmeras IP ou pode integrar-se com DVR para câmeras analógicas, transformando todas em câmeras inteligentes.

Essa é uma solução recomendada para projetos com um número baixo de câmeras. Se você possui acima de 30 câmeras, a melhor opção é ter o vídeo analítico rodando em servidores. Em geral, o custo será mais baixo, a instalação e manutenção mais fáceis, e o poder de processamento será adequado à sua necessidade.

Diferenciais

  • Mais de 250 condomínios na base de clientes
  • Aprovação e retenção de clientes entre 96% e 98%Sede Própria.
  • Sem Fidelidade
  • Link próprio de dados 100% Contingenciado e Redundante
  • Criança Segura
  • Manutenção 360º com substituição de peças
  • Serralheria Própria
  • Visita a Central – Aberta ao cliente
  • 6 Modalidades de Portaria Remota
  • Aplicativo para os TODOS os moradores (*1)
  • Chave virtual de acesso
  • Autorização de Visitas
  • Câmeras principais e Pânico (emergência)
  • Aviso de entrega de correspondências
  • Central Certificada pela ABESE
  • Assistência 24 horas incluindo serviços adicionais (*2)
  • Serviços emergenciais de chaveiro, eletricista e encanador para o condomínio 24hs Descontos em Seguros para o condomínio em até 20%

Até 5 anos de garantia em produtos e serviços.

Parcelamento de soluções em até 12X.

Sistema de Comodato (Locação com Manutenção Agregada).

Seguro Cívil

Empresa credenciada pela ABESE.

Mais de 190 condôminos, empresas e hotéis atendidos.

Solicite um orçamento.

FONE

(13) 3301 6220
(13) 3301 6440

Formulário